Estoicismo diário – Ryan Holiday e Stephen Hanselman

Homem na beira de um lago sentado

Bem-vindo ao mundo do estoicismo! Você vai amar. Quando eu comecei a ler sobre esse tema, me impressionei. Encontrei uma escrita razoável e atual. Os assuntos principais são: meditação, tolerância e não-sofrimento.

O título já denuncia: um ensinamento diário de estoicismo, iniciando com uma citação de um filósofo estoico (~2 mil anos atrás), sendo os principais Epiteto, Marco Aurélio e Sêneca.

Pasmem, as ideias são ATUALÍSSIMAS! A seguir, os dois autores discutem e esclarecem as ideias, contextualizando e fazendo uma reflexão sobre a atualidade.

Os principais temas são auto controle, razão e sofrimento. Talvez uma descrição breve do estoicismo possa ser o seguinte: aceitar o que não se pode modificar, para evitar sofrimento.

Cada texto corresponde à um dia do ano, com o tamanho de uma página do livro. Com tal facilidade, pela independência e tamanho reduzido dos textos, a vontade de ler só aumenta.

Recomendadíssimo, ótimo livro e reflexões atuais. cito algumas frases fantásticas do livro:


#2 Nome: Estoicismo Diário (The Daily Stoic: 366 Meditations on Wisdom, Perseverance, and the Art of Living) Autor: Ryan Holiday e Stephen Hanselman Ano de lançamento: 2016