Getting Things Done – David Allen

Um dos maiores sucessos na área de organização, David Allen criou um método, denominado “produtividade sem stress”, o GTD (Getting Things Done). E eu conheci através do site da sensacional Thais Godinho. Inclusive recomendo muito, aprendo sempre muito com ela!

O livro mais famoso do David, Getting Things Done (A arte de fazer acontecer, em português), vendeu mais de 3 milhões de livros, um enorme sucesso.

O método é baseado em, primeiramente, anotar tudo para depois fazer uma triagem, assim não se preocupando e estressando em reter informações. Como diz o autor: “Sua mente é para ter ideias, e não retê-las.”

Os conceitos são simples, porém efetivos. Alguns deles que posso citar são: a regra de decidir em dois minutos o que fazer (fazer, pedir para outra pessoa fazer ou descartar), revisões constantes das metas, planejamentos e tarefas. Pode parecer óbvio, mas a revisão semanal

Além da organização do nosso dia a dia, existe a possibilidade de se aprofundar ainda mais no GTD, os chamados horizontes de foco

O mais interessante é que o livro, apesar de citar algumas ferramentas, deixa em aberto. Ou seja, você pode aplicar em qualquer plataforma que desejar (e que tenha os requisitos mínimos, é claro). Os apps mais conhecidos para sua aplicação são: Evernote, Todoist e Notion (apenas para usuários Apple).

Link para comprar o livro: https://amzn.to/2VgpaOK