Sapiens – Uma breve história da humanidade – Yuval Noah Harari

Vista de árvores e do céu

Um daqueles livros para aprender sobre a vida, as pessoas e principalmente sobre as relações entre elas. Confesso que não sou muito fã de best-sellers, principalmente os atuais. Porém, Sapiens não decepciona em momento algum! Um daqueles livros para manter em casa numa prateleira com muito carinho, emprestar para os amigos e marcar muitas passagens.

O começo traz assuntos relacionados à evolução do universo, do planeta e de nós. De onde viemos, qual é o nosso passado? E não faltam trechos que nos relembrem que atitudes atuais, por vezes consideradas irracionais, são frutos das nossas origens. Olhando com atenção para as pessoas, compreendemos que não estamos tão distantes assim de outros seres vivos, na verdade, estamos muito mais próximos do que imaginamos.

Assuntos que aprendemos no colégio no ensino fundamental e médio, como o avanço e revolução da agricultura, são tratados de maneira diferente por Yuval. Esse tema me chamou a atenção dentre tantos abordados no texto, pela visão radicalmente diferente que tinha sobre. Sempre é tempo de aprender!

Não quero dar muitos spoilers. Leiam Sapiens! Com certeza vale a pena.

#5 Nome: Sapiens – Uma breve história da humanidade Autor: Yuval Noah Harari Ano de lançamento: 2011