Transformando suor em ouro – Bernardinho

Bernardinho é um ícone do seu tempo. Cresci vendo os jogos da seleção brasileira, tanto masculina como feminina de vôlei. Além dos destaques habituais de nossos(as) craques, a figura impaciente e sempre obstinada de Bernardinho me marcou. Não importava o placar, ele sempre esbravejava, gritava. Sempre buscando mais. Dedicado e perfeccionista.

Link para o livro

Ele foi referência para mim (e acredito para muitas pessoas) que acreditam na seriedade e técnica. Ele não descansa, sempre busca mais. Por isso, me agradou encontrar o livro dele no site da Amazon, escrito em 2006 e que é (e será) atual para nós, seja qual for o seu estudo ou trabalho. Hoje, aposentado das quadras, ele ministra palestras e participa de iniciativas de empreendedorismo.

O livro me lembrou bastante o estilo de outro personagem conhecido na área da administração e engenharias: Vicente Falconi. Seu estilo é conciso, claro e focado na técnica. Os capítulos mesclam a sua história (tanto a de jogador como a de técnico) e os aprendizados e ensinamentos que considera úteis serem compartilhados.

Com 224 páginas, é um livro pequeno, porém denso de conteúdo. Adorei o livro e pretendo ler mais livros parecidos.

Um capítulo inteiro é dedicado à uma metodologia criada pelo autor, chamada de “A roda da excelência”, baseada em uma meta, acompanhada de planejamento, que compreende liderança, disciplina, motivação, etc.

A leitura é fluida e em dois dias é possível ler com calma a obra desse campeão – dentro e fora das quadras.

#9 Nome: Transformando suor em ouro Autor: Bernardinho Ano de lançamento: 2006

Link para o livro